MOSTEIRO DE SÃO BENTO – MEMÓRIA

Próximo à Ermida Dom Bosco em área já previamente destinada, a construção da sede definitiva do Mosteiro da Santa Cruz vem atender às necessidades de instalações satisfatórias dos monges beneditinos em Brasília. Instalados aí provisoriamente desde 1987, decidiram agora, sob a coordenação do prior Dom Emanuel Xavier Oliveira de Almeida, edificar o novo mosteiro.
Embora o terreno destinado à obra tenha aproximadamente 217 mil metros quadrados, nossa densidade de ocupação será inferior ao permitido respeitando tranqüilamente todas as normativas urbanas como afastamento do Lago Paranoá, recuos construtivos alem da não edificação nas áreas de declividade acentuada.
Os mosteiros beneditinos, há mil e quinhentos anos, têm sido considerados grandes centros de irradiação espiritual. Neles se vive uma vida simples, pautada pela oração, pelo silêncio e pelo trabalho dos monges. E no entanto, com o seu testemunho de vida, os monges beneditinos foram os principais evangelizadores do continente europeu, e a força espiritual contida nesse estilo de vida foi capaz de erguer toda uma civilização. Ao proclamar São Bento patrono da Europa, o papa Paulo VI reconheceu esse fato.
Além de espiritualidade, um mosteiro beneditino irradia também cultura. Todo aquele que se dedica à contemplação de Deus torna-se naturalmente sensível à beleza. Em razão disso, os monges beneditinos, desde o início, foram grandes promotores da arte e da cultura no ocidente cristão. A música, a pintura, a escultura, a arquitetura e tantas outras expressões do gênio humano, desde que a serviço de Deus e do próximo, sempre encontraram nos mosteiros beneditinos um lugar de acolhimento.
Participe também desse esforço para construir na capital do país um centro de espiritualidade e de cultura cristãs!