CONCURSO PARA SEDE DA CAPES – BRASÍLIA – DF – MEMÓRIA

“ O espaço possui seus valores próprios, assim como os sons e os perfumes têm uma cor e os sentimentos um peso”.
Lévi-Strauss

O intercambio do conhecimento efetiva-se neste ponto de encontro, correspondência do trabalho que marca a qualidade intrínseca do espaço: lugar.
Lugar expresso na relação de escalas reveladas pelo ato de se apropriar e definir território, trabalhar pisos e planos, dar identidade ao sitio. Referencias inequívocas da água que revela profundidade ou descoberta, ponto de um traço que indica o horizonte; maior percepção do saber.
Junto a edifícios representativos, a exploração da urbanidade arquitetônica alcança sua dimensão simbólica conferindo-lhe um caráter representativo: o expressivo espaço arquitetural.

No térreo, os espaços contemplam atividades de consultoria; salas de reuniões que recebem um público “visitante”, próximas à praça, ao restaurante e ao auditório que muitas vezes se abrem às atividades externas.
Estratégicamente situado, ainda no térreo, fica o acesso coberto de automóveis restrito às autoridades com circulação próxima à presidência. No primeiro sub-solo foi criado um agradável estar junto ao espelho dágua para os motoristas e funcionários.

A intenção de viabilizar uma obra racionalizada, de custos satisfatórios e baixo custo de manutenção nos levou a adotar um sistema construtivo modular com vãos regulares em uma única malha estrutural tendo a possibilidade de ser executado em estrutura metálica e ou concreto conforme os interesses apresentados. É evidente que o posicionamento do conjunto teve como premissa básica de implantação as determinantes físicas do desnível do terreno e da insolação.

Os cuidados relativos à topografia foram assimilados pelo partido arquitetônico adotado enriquecendo a nobre característica de ampliação daquele lugar. Podemos dizer, portanto que resulta assim, um ponto de interesse, uma nova paisagem que passa a ser uma contribuição à cidade