CONCURSO PARA A NOVA SEDE DO CREA ALAGOAS – MEMÓRIA

L oeuvre n est pas part seulement d elle même. Le dehors existe. Le Corbusier

Duas arquiteturas …

Parece-nos interessante a idéia da não ruptura e sim o contraste harmonioso entre as dua arquiteturas: a existente e a proposta.
A transfiguração, transmutação que se dá com soluções autenticas e distintas faz com que aconteça o diálogo de continuidade.
A solução adotada reverencia o “Casarão” com sua arquitetura peculiar, sem deixar no entanto de explicitar os valores da nova arquitetura colocada. Dentro dos princípios da modernidade, uma outra relação com a cidade faz com que esta edificação demonstre seu caráter de urbanidade. Desta forma, o partido adotado contempla uma edificação “vazada”, construída sobre pilotis propiciando três características básicas do projeto:

Visuais…

. abertura total do edifício para todas as visuais da paisagem da cidade e do oceano a partir da recepção, atendimento ao público, auditório, garagem, salas de câmaras, reuniões, presidência e grande terraço.

Permeabilidade…

. abertura total para o entorno urbano edificado trazendo a “rua” para dentro da edificação, permitindo que desde a calçada o visitante espectador aviste o estar, a recepção, o mar em fim, toda a paisagem evidenciada.

Grande hall…

. um espaço monumental e agregador no interior do edifício configura o grande hall; ponto alto na interface das edificações. A inter-relação das duas épocas se evidencia aí com um tratamento de cores e materiais que tem no espelho d’água sua maior expressão.

Setorização…

. se as outras questões foram até agora ressaltadas, o fluxograma de atividades programáticas se apresenta bem equacionado. As atividades com maior número de pessoas contam com boas opções de acessibilidade e com posicionamento das atividades devidamente setorizadas. Se alguns escritórios panorâmicos estão voltados para o grande hall, os demais ambientes ficam abertos para as boas visuais externas. Com menor demanda de circulação, reuniões e presidência se encontram abertas ao grande terraço; ponto alto da edificação..

Custo e sistema construtivo…

. considerando os valores preestabelecidos baixos, optamos por um sistema construtivo e estrutural básicos organizados sobre uma malha com módulos de 60cm sem grandes vãos, resolvidos em concreto com lajes nervuradas executadas pelo sistema de formas tipo “cabaças”.

Conforto ambiental…

. com todas as instalações para deficientes e instalações prediais resolvidas de forma racional, os sanitários ficam com ventilação zenital e dois lanternins atendem parte dos escritórios panorâmicos voltados para o grande hall, usufruindo assim do alto potencial de ventilação da cidade. As empenas que podem ter aberturas foram tratadas com brises devidamente direcionados obedecendo uma análise criteriosa da incidência solar.

Conclui-se desta forma que, neste caso principalmente, há que se considerar os princípios da preservação com a dinâmica natural das cidades; as questões de escalas, as soluções que atendam uma determinada época, em fim; uma proposta discreta e sutil que em poucos elementos revela sua contemporaneidade contribuindo para que o conjunto arquitetônico tenha uma resultante harmônica e complementar.